quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Inclusão?



Tá... inclusão. WHATAHELL?

É, eu tô revoltada mesmo! Ontem teve prova de LIBRAS. Pra quem não sabe libras é a língua brasileira de sinais. Agora os cursos de licenciatura são obrigados a ter a matéria libras por causa da tal da inclusão social e blá blá blá.

Tá, agora eu me pergunto, será que os surdos curtem essa tal de inclusão? Será que não seria mais proveitoso para eles estarem em uma escola onde necessariamente aprendessem os conteúdos somente em libras?
O próprio professor de libras do nosso curso disse é contra essa "inclusão" (ô palavrinha chatinha de se trabalhar, não?). Ele disse que ja tem muitas pesquisas que comprovam que os surdos se desenvolvem mais em escolas especializadas... mas NÃÃÃOOO... no Brasil é tudo feito de ponta cabeça mesmo. AAARRRGGHHH!!! >.<

Ok, então preparem-se futuros professores, agora na grade de licenciatura entrará: aulas de árabe, caso haja algum aluno muçulmano; aulas de meditação, caso você tenha que ter paciência com um aluno autista; aulas de braille, para direcionar seu aluno cego; mandarim, para poder corrigir as provas dos orientais; ainda incluirá aulas de mímica para poder se comunicar com alunos surdos, mudos, alejados... e por aí vai...

Podem me julgar e me chamarem de preconceituosa, anti-inclusão ou algo assim, mas o que as pessoas não entendem é que estão jogando todas as responsabilidades nas mãos dos professores... eles que se virem!
A escola ja deixou o seu papel a muuuuito tempo... agora a nova moda é fazer campanha... campanha da inclusão, dos direitos RACIAIS, campanha do piolho e por aí vai...

Não gostou? Pega eu :P

5 comentários:

Dinho disse...

Texto muiiiiiiiito polemico Fro, assunto mais polemico ainda!!Na minha especialização, tivemos uma disciplina de libras na qual a professora não ensinou uma virgula sequer em libras, usou as tres semanas do modulo pra discutir a visão politica sobre a LIBRAS, vou te falar q é um assunto muito interessante. Esse lance de sermos obrigados a aprender libras é um copinho dagua perto da pressão q os surdos tem para se alfabetizar( ja parou pra pensar q aprender as letras precisa de um som, fonetica?), até mesmo a oralizar e aprender a ler labios( quer forçação de barra maior q essa?). A inclusão é feita de exclusão, por isso não tem como dar certo, e por isso também, q a profissão profesor ja é considerada a mais estressante do mundo(ganhando até do policial) Estamos encurralados e ninguem quer nos ajudar!

Lika FRÔ disse...

Ahhh isso é verdade, Dinho, os surdos sofrem mesmo com esse lance de ser obrigado a aprender o português, assim como é uma tortura para um cego entender as cores. A inclusão assim como o consenso não existem, é tudo ilusão. Todos os indivíduos são por excelência desiguais, ja dizia Rousseau em "A origem da desigualdade entre os homens". Valeu por comentar ^.^

Jéssica Marques disse...

"o Brasil é tudo feito de ponta cabeça mesmo."
disse tudo, ou quase, Frozinha.
A história vai mesmo muito além de preparar o professor.. Mas talvez essa seja uma parte da solução, que, afinal, onde está o resto dela?

Oo

beeijo

www.fleur-du-matin.blogspot.com

Vinícius Juberte disse...

Uma amiga da Ju, cega, disse exatamente isso esses dias pra ela, que esse tipo de "inclusão" mais atrapalha do que ajuda as pessoas com necessidades especiais. Que escolas voltadas só para eles garantiriam um desenvolvimento muito maior das suas capacidades.

Ótimo texto como sempre Lika!

Beijo!

Ricardo Vilela disse...

Eu pego você Frô!