segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Desabafo de uma náusea



Uma das minhas maiores aprovação nesse mundo foi aprender a conviver comigo mesma. E como é difícil existir e sobreviver nesse mundo, ainda mais, como é difícil existir e ter que conviver com você mesmo.
Você olha ao seu redor, vê milhões de pessoas e todas elas sozinhas no mundo, tendo que fazer suas escolhas e aprender a conviver com a responsabilidade de existir.
Algumas pessoas “afins” até se juntam, convivem, se gostam... mas serão sempre sozinhas...
Por mais que as pessoas sobrevivam juntas, com sentimentos que as entrelaçam, é sempre você que toma a sua decisão, você carrega o fardo de ser livre pra escolher ou não escolher (que não deixa de ser uma escolha).
Aquelas pessoas um dia vão morrer, outras aparecerão, mas você e, somente você, é responsável pela sua vida, por suas companhias e pela sua solidão.
E como dói sentir o peso dessa responsabilidade de viver.
Como dói sentir o peso da solidão e a causalidade desta.
Por mais que nesse momento eu esteja pensando assim, eu não quero que meu coração se torne frio e quebradiço. Mas qual é a receita pra que isso não ocorra? Depende de você? Não! Depende só de mim... e ai como isso dói.
Seria mais fácil ser um robô, seria mais fácil não ter que pensar, seria mais fácil não sentir.... PENSAR ENLOUQUECE!

8 comentários:

Jéssica Marques disse...

Ai, Frôzinha, não fique assim, não enlouqueça :D
A maioria das pessoas tem seus dias de pensar assim..

www.fleur-du-matin.blogspot.com

Lika FRÔ disse...

Você é uma fofa *___*

Luis Eduardo Veloso Garcia disse...

Fro, Guimarães Rosa falava bastante dessa luta do homem contra o mundo, tbm sentindo esse peso de não ter as respostas:

"Viver é muito perigoso... Porque aprender a viver é que é o viver mesmo..."

Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas.

Lika FRÔ disse...

Dinho, apesar de concordar com você, isso tudo ainda me deixa um tanto angustiada. Não temos saída. Valeu, amigo :)

Bruna Camargo disse...

Viver...

Cantar e cantar a beleza de ser um "eterno aprendiz",

Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será,

Mas isso não impede que eu repita é bonita, é bonita e é bonita!

É fro, gosto da resposta das crianças, é bonita e é bonita!hehe

Um beijo!

Lika FRÔ disse...

Bruninha sempre tentando levantar o meu astral. Beijo, flor!

Gabriel disse...

foi nietzsche quem disse que fazemos arte para aliviar a angústia causada pelo enfrentamento do mundo!
a natureza, com suas leis severas e imponderáveis, nos subjuga e através da arte é que buscamos conforto, encontrando respostas poéticas para nossos desesperos.

o ser-humano é mesmo mui louco! essa espécie ambígua - "homo-sapiens-demens".

através do pensamento tomamos consciência de nós no mundo. e, ser incompleto que somos, em constante formação, por vezes nos falta força pra encarar o que a luz da consciência nos mostra!
vivemos nesse trâmite de via dupla - uma faca de dois múltiplos gumes: a consciência que nos aproxima dos deuses enquanto nos convida à loucura.

e louvada seja a sensação da loucura! esse estranhamento do eu no mundo - o grande motor que nos impulsiona ao criar. o vislumbrar o mundo com o olhar de um ET aterrissado em pouso forçado - enxergar esse "admirável mundo novo" e recordar-se do mundo de onde viemos, perfeito, ideal. e aí o abalo, a indignação e o grande enfrentamento desse novo mundo que, como nós, desenvolve-se dia-a-dia.

uma sugestão de estratégia? mergulhemos profundamente nessa incrível caótica sopa de letrinhas e escrevamos ativa e poeticamente a tragicomédia de nossas vidas!

Lika FRÔ disse...

Gabriel, eu sabia que assim que você desse um sinal de vida, seria pra me salvar. E é sempre você que ultimamente tá me salvando dessa selva de pensamentos e angustias que me corroem a cada dia. Obrigada, amigo. Eu sei que você é um espírito muito bom e que tem muita luz. Sinto-me muito bem ao saber que atraio tanta gente de alma boa, obrigada a todos que compartilharam esses sentimentos comigo.