quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Farolete



Certo dia minha prima estava digitando uma mensagem de texto no celular antes de dormir. Estava frio e ela cobriu a cabeça. Nisso nosso avô entrou no quarto e disse "Nossa Michelli, porque você está com um farolete embaixo das cobertas?" Nós duas caímos na risada. Pobre vovô, confundiu a luz do celular com um "farolete". Mas o que é um farolete?

Quando minha bisavó estava viva, certo dia me perguntou se as letrinhas que havia na tela do celular eram letras carimbadas. Hahahaha pobre vovó.

Diante dessas cenas, me veio a reflexão de como as coisas mudam de pressa. Isso é fato, mas ja pararam pra pensar o porquê do "velho" sempre ficar para trás? Por que as coisas antigas são exiladas e as vezes nem sabemos que elas existiram?

Certa vez eu estava com o meu pai no museu do auto-móvel e a tv record me pediu para contribuir com uma entrevista. Eu disse que gostava da exposição, pois nos aproximava de um mundo ja passado, algo que as vezes só vemos em filmes.

Mas não é aí que eu quero chegar... eu quero chegar na INTOLERÂNCIA!

Estive observando com bastante veemência algumas pessoas sem paciência brigando com pessoas "mais velhas de idade" pelo fato delas não conseguirem se adaptar ao mundo do pac man, ou seja "o come come da tecnologia".
Mal deu tempo de surgir um farolete e meu avô ja se confundiu todo... para ele celular servia somente para iluminação (meu avô é extremamente engraçado, diga-se de passagem).

Viajamos com gps sendo que colonizaram o Brasil há centenas de anos atrás, NA RAÇA! Como que aquelas pessoas ultrapassaram a serra do mar país a dentro? É muito complicado! Pra gente tem túnel, mas e pra eles? Tá aí, a tecnologia ajuda ou atrapalha no desenvolvimento humano? E olha que teve épocas em que o farolete era tecnologia de ponta!

Ai, viajei ad infinitum... 1º post do ano e uma viagem ao infinito e além pra compensar a ressaca da virada pra mil novecentos e dois mil e onze... uow!

ps: essa caricatura tem tudo a ver com o meu avô *__*

9 comentários:

Euterpe disse...

Relembrando Marcuse não devemos pensar nos problemas ocasionados - tal qual a inclusão digital - pelo uso do celular ou de qualquer outra tecnologia, mas sim que sociedade é essa que precisa do uso de tais tecnologias. Não é importante pensar que o celular é essencial para que eu avise para minha mãe que eu cheguei na minha casa, mas sim que sociedade é essa em que eu preciso avisar para a minha mãe que eu cheguei bem em casa.
Até porque - utilizando seu exemplo - os chamados "colonizadores" daquele período viveram em uma "sociedade" que havia quem desbravasse "na raça" por eles a custo de muita violência e em nome de uma obra civilizadora da barbárie, promovendo o descobrimento (para eles) de um Novo Mundo.
Gostei do blog. Até ;)

Lika FRÔ disse...

Opa! Tu percebeu minha paixão por anacronismos! Obrigada por comentar ^_^

Bruna Camargo disse...

Oi minha flor!
Apareci!To com saudade também!

O tempo é a minha matéria prima, e tudo tem o seu tempo, eu acho,haha!

Um beijo e um queijo!

E não abandone essa pobre alma e seu blog, você é a comentarista fiel,rs!

Mais um beeeeeeeeijo!

Lika FRÔ disse...

AêÊê agora sim, Bruninha! Não te abandonarei! SAUDADES AD INFINITUM

Unknown disse...

Vivemos a "Ditadura do Novo", seja novo, deixe o velho de lado. Se você tiver coisas mais novas do que os demais isso o torna melhor do que as outras.
Enquanto Darwin pensa a evolução física da espécie, tem os compadres que pensam o Darwinismo Social, uma lógica medíocre de exclusão das sociedades ditas "não evoluídas social-economicamente", vamos inaugurar aqui o Darwinismo Tecnológico. Podemos pensar que a próxima etapa da evolução da espécie não seja mais apenas física ou intelectual, mas a tecnologia como sendo a força motriz da evolução a partir dos dias de hoje. Se as geleiras derreterem, nós humanos não vamos criar guelras para respirar submersos, mas sim construir um mundo todo alicerçado em tecnologia que nos permitirá viver no mar, o mesmo no esta acontecendo no espaço, ja existem pessoas vivendo no espaço, enfim a tecnologia é algo que avança mais rápido do que a humanidade consegue absorvê-la, um exemplo disso é o caso do avô da minha querida amiga Frô. Daqui em diante nós seremos os "atrazados" da tecnologia. E assim caminha a humanidade, dando passos maiores do que a perna.

Wesley Diogenes disse...

Ficou tão singelo e meigo a forma como vc abordou essa era da informação que desvaloriza as coisas do passado, no Acre tem um campo de estudo que tenta fazer uma dialogia da tradição com a modernidade, como ficou bem apresentado no texto, sem as tecnologias era exigido mais da nossa capacidade cognitiva... MASSA!

Lika FRÔ disse...

Fábio (amigo Bigóds) e Diogenes, obrigada por comentarem e fazerem parte das minhas discussões. Vocês entenderam bem a essência do que quis abordar, é bem a pegada que o Diogenes falou, antes era exigido mais de nós, porém tem o lance que a Amanda (Euterpe) disse sobre o pac man da tecnologia de que é necessário caso você queira viver na sociedade vigente. Mas como diria uma querida aluna minha (Camila), "Não se preocupem terráqueos, ainda podemos habitar em marte". Beijos e saudações à todos!

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

Lika FRÔ disse...

Je vous remercie de votre visite, revenez, Daniel