sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rafael ou Marcelo?



Era Rafael ou Marcelo o nome do cara que me deixou com essa revolta toda?
Bom, não importa mais, o que importa é que preciso abstrair essa revolta. Vamos aos desabafos diários e sem muita cerimônia.

Estava eu acompanhando uma amiga muito querida na busca de seu vestido de formatura. Diga-se de passagem que eu não me importo muito com isso, mas para ela isso é importante e a minha opinião, naquele momento, para ela tinha certa relevância.
Entra e sai de loja em loja, cores, muitas cores, todos os tipos, experimenta, gosta, não gosta... cansaço, sono, impaciência...
De repente, olha lá mais uma loja, vamos. E fomos.
Devia ser um tal de Marcelo ou Rafael, calça preta, blusa vermelha, cabelo moicano e sapato social.
ele: oi posso ajudá-las.
amiga querida: sim, é minha formatura, queria ver alguns modelos de vestido.
ele: e onde será sua formatura?
amiga querida: mas isso tem relevância?
ele: claro que tem, dependendo do lugar é algo diferente.
eu: (balãozinho de pensamento: esse cara tá dando no saco)
amiga querida: será no interior do Paraná.
ele: QUE??? INTERIOR??? Noffa baby, então você tem que usar um vestido chiquerézimo porque eu fui numa formatura do interior do MT e uma menina queria aparecer mais que a outra, juro por deus, se elas pudessem colocavam luz pisca pisca embaixo do vestido pra brilhar... toma, experimente esse rosa estilo sereia cheio de brilho.
amiga querida: mas moço, eu não gosto muito de brilho, queria algo mais básico.
ele: Olha aqui, minha filha, eu entendo mais de moda do que você. Se você não for de brilho só será mais uma dentre as outras, você tem que aparecer, é O SEU DIA. E mais uma coisinha, esse lance de você se vestir do jeito que você é não tá com nada, hoje em dia a gente tem que aparecer.

WHATAHELL??????????

Não, de boa, onde que esse VIADO (com o perdão da palavra e maior respeito aos homossexuais) quer chegar com esse assunto de "tem que aparecer e não aparentar ser quem você é"?
Não não não não... isso não entra na minha cabeça. O capitalismo é tão sugador que VENDE MÁSCARAS, porque no meu ponto de vista esse Marcelo ou Rafael queria vender uma máscara social para minha amiga... para ela poder "aparecer"... não não não não.... não aceito uma coisa dessas! Eu tô muito revoltada com esse Rafael ou Marcelo. Se ele não quer ser quem ele é o problema é dele, mas obrigar uma amiga minha (ou qualquer cliente, que seja) comprar ou alugar algo que não tenha nada a ver com ela, só para se aparecer, é o cúmulo dos cúmulos 'idióticos' sociais, bestas, fúteis e mesquinhos que eu ja vi...
Não estou de forma alguma espantada, apenas revoltada... muito revoltada. Sou completamente contra máscaras sociais e ser/aparecer para os outros o que você não é só para agradar uma massa... ou seja lá quem for.

Aqui não, bichão! Marcelo ou Rafael VIADO: VÁTOMÁNOCU!

19 comentários:

Euterpe disse...

"Brilho, muito brilho"
Hauahuhauhauhauhahua ri muito
Se ele tava vestido do jeito que você descreveu não podia se esperar algo diferente XD
Quanto às máscaras sociais o problema é mais profundo porque até mesmo a postura do "seja você mesmo" é uma dessas. Ninguém consegue ser "você mesmo" porque nem ao menos sabemos quem somos, no mínino acreditamos que sabemos. Costumo reparar como me faço acreditar que sou algo, escondo de mim mesma que "gostaria" de ser esse algo, mas que de fato não sou.

Lika FRÔ disse...

Concordo, porém ainda enfatizo o fato do Rafael ou Marcelo forçar algo à alguém. Isso depende extritamente de cada indivíduo. Não é qualquer zé mané que vá chegar em você e tentar tirar aquilo que você considera ser sua identidade, por mais que ela seja confusa. Valeu Amanada ^_^

Lika FRÔ disse...

Ah e só mais um detalhe: eu penso que podemos não saber exatamente o que somos, mas sabemos, na maior parte das vezes, o que NÃO somos. É isso aí, minha opiniãozinha :B

Jéssica Marques disse...

"Tira a máscara que cobre o teu rosto. Me mostre e eu descubro se eu gosto do teu verdadeiro jeito de ser."

Eu conheço uma pessoa, e talvez você também, que me lembra esse Marcelo, ou Rafael. Sabe o que eu penso delas? Que de tanto tentar ser o que está na moda ou o que os outros qerem que ele seja que nem deve saber quem ele é!

Lika FRÔ disse...

e quem sabe? Valeu, tina ^_^

Nath Lex disse...

deve ser Marcelo... Marcelo é nome de cuzão! hauehauehuaehuahe

Bruna Camargo disse...

"Ä MODA NAO TEM QUE ENTENDER, TEM QUE USAR", meu amigo disse isso para uma amiga minha numa loja, querendo tirar uma onda, e o pior é que esta pessoa que gosta muito de aparencia, concordou!

É um dos dêmonios do CAPETAlismo, fazer as pessoas usarem mascaras sociais para APARECEREM e serem aceitas na sociadade hip[ocriota e nojenta.

Luis Eduardo Veloso Garcia disse...

hahahahahaha...Rafael ou Marcelo são nomes tão parecidos quanto o Djair com João do Caminhão la da musica dos Mamonas!


E sobre ser vc mesmo, adoro essa discussão, principalmente pq ela praticamente impossivel de ser medida! Como posso ser(verbo conclusivo) se eu continuo sendo? Gosto da afirmação do Guimarães Rosa de que "o mais importante e bonito, do mundo, é que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando." Quem sabe amanhã o Rafael ou Marcelo não muda de opinião?? Quem vende roupa vende aparência (como diz o Gregor Samsa do Kafka), talvez sem intencionalidade ele interiorizou esse pensamento, vai saber! Espero q vc Fro tenha dado uma lição nele pra ajuda-lo a mudar a forma de pensar, pois uma mudança dessa começa no confronto de ideias, não é?

Lika FRÔ disse...

É isso aí pessoal, a vida é movimento! Esses comentários são sempre mais legais que o próprio post em si. Adoro :)

Euterpe disse...

Opa, que debate XD (vou continuar, não resisto, maldita estirpe filosófica da qual fazemos parte huhauhauhauha)

O Dinho usou um termo que expressa a forma como estamos nos posicionando: "confronto" de idéias. Bom, a vida (personificada pela minha orientadora) e a teoria de sistemas complexos me ensinaram que enquanto houver confronto o sistema fica estagnado. No caso em questão, discordar da posição dele (Marcelo ou Rafael) só o leva a reafirmá-la cada vez mais.
Só a vida pode mudar nossas opiniões. Até porque ao pensarmos em um confronto de idéias subentende-se que uma delas é superior a outra e que o outro necessita ser "evangelizado".
Não há posturas certas ou erradas, há uma diversidade de maneiras de pensar e que nos ajudar a formular a nossa própria. Marcelo com sua opinião tão distinta da nossa e emergente do sistema em que vive impulsionou esse texto e um debate a partir dele.

Lika FRÔ disse...

Não tem como não concordar com você, Amanda. E o nome do pião ficou Marcelo mesmo, como disse a minha amiga aí em cima, Marcelo é nome de cuzão! Hahahaha... ou não. Então só nos resta agradecê-lo pela sua postura, por ter gerado minha revolta, por ter entrado no blog para que passamos a ser estagnados para não se auto-afirmarmos nossas opiniões... ai, eu tô confusa =/

Barbara. disse...

Frôr, essa história me fez lembrar uma amiga minha, que em sua formatura vestiu terno, justamente por não ter saco em competir com as meninas da sala dela ou simplesmente porque ela não gosta de vestidos e para ela aquilo não significava um concurso de beleza. A família dela não disse nada, até achou legal, as meninas ficaram horrorizadas e provavelmente metade (ou até mais) das pessoas que estavam na festa fizeram piadinhas de mal gosto. A sociedade, desde sempre, quis impor ideais, tendências, visões. Os que não seguem são chamados de desajustados, introspectivos, enfim, são rotulados como se o errado fosse não aceitar, não vestir a máscara e como se o certo fosse fingir, então, não ser quem você é. Infelizmente a maioria das pessoas pensam de tabela, só acompanham o pensamento das outras e mesmo não sendo o clichê, não sendo o que as pessoas esperam, elas acabam sendo, por receio, medo e até mesmo covardia de assumirem uma personalidade menos falsa. No fim do dia, o importante mesmo é saber que não importa se as pessoas te consideram um loser. você simplesmente não tem que andar por aí fingindo ser o normal ;)

Esse seu post me lembra muuuuuuuito Little Miss Sunshine.

Lika FRÔ disse...

Bárbara, minha flor, quanto tempo! Adorei seu comentário e adorei mais ainda a quebra de paradigma que sua amiga causou. Eu sou a favor da quebra de paradigmas, mas desde que sejam coerentes. A força nunca leva a nada que seja sensato, se leva alguém me dá algum exemplo porque não me veio nenhum na cabeça nesse momento. E tens razão, a pequena miss sunshine é um belo exemplo dessa "quebra paradigmática". ^_^

Luis Eduardo Veloso Garcia disse...

Hj eu vi uma frase do Italo Calvino q acho q sintetiza toda a discussão, e acrescenta ao tema:

Como podemos nos entender (…), se nas palavras que digo coloco o sentido e o valor das coisas como se encontram dentro de mim; enquanto quem as escuta inevitavelmente as assume com o sentido e o valor que têm para si, do mundo que tem dentro de si?

Lika FRÔ disse...

É Dinho, esses microcosmos me confundem ainda mais :P

Vinícius Juberte disse...

Interessante essa discussão. As "máscaras" sociais são indispensáveis para vivermos em sociedade, gostemos disso ou não. Também acredito que isso não seja criação do capitalismo, ainda que esse sistema instrumentalize esse tipo de relação buscando a sua reprodução e continuidade. Na verdade cada um se adequa a "máscara" social que melhor lhe cabe, a diferença está entre aqueles que conseguem fazer essa adequação conscientemente, e aqueles que a fazem sem sequer notar, que seriam as pessoas do chamado senso comum. O caso do tal Marcelo parece ser esse último. É difícil julgá-lo sendo que uma série de determinações que não dependiam dele forjaram esse tipo de pensamento e essa conduta. Não dá pra cobrar senso crítico de alguém que provavelmente nem teve a oportunidade na vida de descobrir o significado isso.
Enfim, só pra comentar algo que li aqui, não concordo que o confronto de idéias leve a estagnação, muito pelo contrário, é no confronto de idéias que estas se aprimoram, não existe melhor meio de fazer alguém rever as suas posições que não através do debate. Afinal de contas, é a contradição que move o mundo.

Lika FRÔ disse...

Uuuuufa, fiquei com medinho de ninguém comentar nada da tal "estagnação"... valeu, Vi ^_^

Uiara disse...

Rafael ou Marcelo MAS POXA VIDA MEW, cada um é de um jeito,uns com MAIS brilhos e outros mais tradicionais TANTO FAZ o importante é ir na formatura e se divertir HORRORES como seu que voces se divertiram ;)

Uiara Lala =D

Lika FRÔ disse...

Falou tudo Lala, matou a pau! Já era!