sexta-feira, 22 de abril de 2011

Eu não entendo o comportamento humano



Na maioria das vezes eu não entendo nadinha do comportamento humano que penso que seria melhor se eu fosse um robôzinho programado. Será que eu sou? Quem garante que não?
Sabemos que existe a tal subjetividade, ou então a "qualia" que a filosofia da mente tanto fala, mas o que identifica o comportamento humano? Pra que comportar-se? Por que somos identificados por nossos comportamentos? Será que nossos comportamentos diz mesmo aquilo que somos, ou seriam apenas mais uma máscara social?
É lógico que o comportamento não é objetivo, porém existem várias receitas de como se comportar em determinados locais.
Por que algumas pessoas te forçam a se comportar de um jeito que você não quer ou como você não é?
O que leva um cara dizer que é teu amigo, agir como teu amigo, conhecer sua família porque é seu amigo, aí você pede respeito e consideração de amigo para com ele e numa bela noite ele resolve usar drogas e inferniza sua vida gritando enquanto você dorme (doente)??? Why, lord, why?
Comportar-se é difícil, ainda mais quando envolve um outro mundo, um outro alguém.
Nascemos programados socialmente, mas e subjetivamente? Deveríamos, poxa! Assim eu não esperaria muito dos outros... ou esperaria.
Oh eterno desencontro. Oh eterno caminho do meio. Oh vida, oh azar!

Eu, definitivamente, NÃO ENTENDO O COMPORTAMENTO HUMANO.

5 comentários:

Unknown disse...

o nome do blog me chamou atenção (de inicio) ao ler adorei o conteúdo!
Bjs Meussssssss!!!
seguirei!

Lika FRÔ disse...

Obrigada Cinderela. Seja bem vinda :)

Euterpe disse...

"Se é a nós que falamos nesta conversa, por que é que havemos de ter necessidade de dizer tudo isto a nós próprios?"

Essa frase é do 'Tipos de mente' do Dennett que via os qualias como um erro filosófico. Enquanto o Nagel questionava "como é ser um morcego?", Dennett perguntava se o próprio morcego sabia como é ser um morcego.
O comportamento é uma incógnita, nós não compreendemos nem o nosso próprio comportamento, nos contradizemos o tempo todo.

=)

Lika FRÔ disse...

E eu concordo com isso, flor. Mas o desabafo é sempre meu refúgio. Ergo: blog. Valeu :)

Anônimo disse...

Ouvir Matanza não cura, mas alivia os sintomas. =]