sábado, 12 de março de 2011

E eu aqui, no nosso velho e querido banco, POR QUE?



A praça é nossa!

Quinta-feira eu tive quatro aulas tensas na facul, 2 de ciências políticas e 2 de filosofia da mente. Chegando em casa eu precisava demais me alienar, encher minha cabeça de "merda" pra ver se relaxava a mente e conseguia dormir.
Diante disso, postei a seguinte frase no facebook "preciso me alienar, vou ver a praça é nossa".
Duas pessoas se manifestaram contra, dizendo que ver tal programa de humor é apelação e que eu deveria assistir "todo mundo odeia o chris", mas poxa, numa quinta-feita prestes as 0:00 não estava passando tal seriado. Uma outra pessoa disse que gosta muito desse programa e que o considera um dos melhores programas de humor da TV brasileira.

Pois bem, eu penso que ambas as opiniões são válidas, pois todos tem o direito de se expressar. Porém a pessoa que se manifestou a favor do programa se sentiu ofendida quando viu que a crítica havia usado a palavra "apelação". Tal pessoa tem também TODO O DIREITO de não gostar de algum comentário.

Agora, o meu ponto de vista é:
Eu uso a palavra "apelação" meio que pra qualquer coisa, não sei das outras pessoas, mas eu apelo muito... apelo à tv, a net, a seriado, apelo à jogos, à conversas e até mesmo me pego falando sozinha com alguém que nem sei... mas por que? Porque essa é uma forma de transcender, esvaziar a mente, relaxar. Foi uma maneira que encontrei, diante ao meu estado vigente para poder abstrair.
Contudo, que fique claro que eu entendo o motivo pelo qual a pessoa não gostou do uso de tal expressão, ela tem esse direito e ja conversamos sobre isso. Mas, por outro lado, também penso que as pessoas tem o direito de se expressar contra, mesmo sendo radical, porque as vezes é o único modo que ela encontrou no momento e julgou ser certo. Mas que fique claro que esse "radical" que expressei inclui em não ofender ninguém, afinal, ninguém ali quis ofender e isso ficou explicito.
Maaaaaaas, como ja foi citado nesse blog antes, A LINGUAGEM É UMA FONTE DE MAL ENTENDIDOS, isso é inevitável.

Programas de humor da TV brasileira realmente deixam a desejar, tem gente que gosta, senão não estaria no ar. É como ir a um jogo de futebol, algumas pessoas só conhecem essa forma de transcendência e não nos cabe julgá-las a priori com a nossa visão, afinal, ninguém = ninguém. Tudo deve ser muito bem expeculado e coerente nos seus "míííínimos detalhes".

"A PRAÇA É NOSSA", confesso, assisto com frequencia. Tem muito ator bom lá que escreve seus textos, assim como também tem bunda e gente ruim, mas isso tem em qualquer lugar, né?! Vai de cada um saber filtrar. Assim como "Zorra Total" também pode parecer uma merda, tem atores que brilham fora dali. E até mesmo "Pânico na tv" que é um poço de cultura inútil, pode te fazer rir num domingo a noite quando você está a toa e não consegue mais pensar em nada de útil.
Não estou defendendo a TV no status quo, mas ja que isso tudo existe, estou tentando abstrair um lado bom disso tudo. É um tanto subjetivo, pensando bem, pois pra cada ser o efeito da tv é diferente, né?!

Não só de inteligência vive o homem. Não estou dizendo que as pessoas que assistem tv são burras, não não, mas tudo vai da forma como elas interpretam essa ação e tais programas. Tudo vai da cultura e da questão de valores de cada um.

Enfim, saibamos filtrar, e divirtam-se com moderação :)

13 comentários:

Barbara. disse...

Frôr, uma vez fui assistir um filme chamado Dogville com uma prima minha e antes dos primeiros 30 minutos, ela desistiu, 'não quero ver filme que eu tenha que pensar pra entender'. Acho que o ponto é mais ou menos o mesmo. Ela não gosta e por isso existem milhares de filmes com mensagens mastigadas e cuspidas por aí. E eu posso julgar quem gosta deles? Claro que não, porque não quero ser julgada porque gostei de Dogville. O que eu quero dizer é que, cada um agrega um valor diferente a cada tipo de coisa ou situação e é tudo uma questão de visão. As vezes nós mesmos, que nos consideramos contra o tal radicalismo, somos radicais ao pensar que algumas pessoas gostam de algumas coisas porque não tem senso, e bem, pode ser que seja, mas nem sempre foi/é assim. Nem só de inteligência vive o homem, de fato. Nem só de cult stuff vivem os cults. Se alguém deixa de sair na sexta a noite pra ver um filme sobre a reconstrução política da Bósnia e outro alguém acha demasiadamente mais justo ir a uma disco, quem é o primeiro alguém pra atribuir coerência ou não ao segundo e vice-versa? E eu entendo bem o que você sentiu quando quis se alienar um pouco: é o ou eu páro de 'pensar' um pouco, ou eu não vou saber no que pensar. Deve ser humano, porque isso acontece frequentemente comigo.

Lika FRÔ disse...

Bárbara, minha flor, eu me sinto tão bem quando alguém lê meu post e entende perfeitamente o que eu quis dizer. Muito obrigada pelo belíssimo comentário. Ps: Dogville é foda pra carááálho :D

Unknown disse...

Frôzita, alguns programas de humor da Tv Brasileira deixam a desejar, que fique claro que nem todos, tem programas muito bons, a praça é nossa é um programa bom, não é perfeito, como vc disse, tem bunda e tals, nem os Betles foram perfeitos, eles tem musicas ruins também. Acho que nós acabamos de maneira geral depreciando a TV brasileira e exaltando a norte-americana. Seriados como "todo mundo odeia o Cris", "Two and a Half Man" são os pastelões da TV americana, alvo das mesmas críticas que fazemos aqui à zorra total, não estou dizendo que sejam ruins, até mesmo pq eu gosto e assisto, mas devemos olhar com olhos não americano para os programas do humor brasileiro, acho que sao tão bons quanto os gringos.

Euterpe disse...

Ai Frô, que ótimo post. Adorei! Até já discutimos isso por aí né mesmo XD
A nossa espécie PRECISA de entretenimento! Até mesmo para conseguir pensar em algo de forma mais eficiente ;)

Lika FRÔ disse...

Poxa galera, valeu aê a reflexão. Fico felizona com tudo isso :D FrôFeliz!

Carlinha Bueno disse...

Adorei o texto Frô!

Lika FRÔ disse...

Obrigada, minha flor nutricionista :)

Anônimo disse...

Gosto é igual cu, cada um com o seu. Bom gosto é igual braço, tem gente que não tem.

Nunes

Lika FRÔ disse...

Nunes e seus reducionismos. Navalha de Ockham! Hahaha... valeu por comentar :)

Luis Eduardo Veloso Garcia disse...

Otimo texto Fro, vamos sempre viver numa guerra constante entre a nossa balança de gostos e a dos outros, essa é a graça.Falando em graça, eu gosto da Praça é Nossa, e assino embaixo tudo q o Bigodi disse(Beatles tinham musica ruim sim!!!), e o "Two and a Half Man" é o alvo predileto das criticas nos EUA pra valer, tanto q as 3 animações mais sarcasticas do mundo(Simpsons, South Park e Family Guy) fazem questão de empilhar mil piadas destroçando sobre a qualidade do programa, e tbm a falta de inteligencia(olha o espelho do Zorra ai!) de quem assite(o Family Guy tem um ep em q o Charlie Sheen vai tirar satisfações com as piadas feitas contra o programa q é impagavel, detalhe: o proprio doidão Sheen q se dublou, não fugiu da piada!!hahaha)

Lika FRÔ disse...

Hahahahaha que dahora! Então, no último episódio do House eles fazem uma cena imitando tow and a half men. O House é o Charlie, o Wilson é o Alan e a Rachel (filinha da Cuddy) é o Jake. MUUUITO COMÉÉÉDIA, mas é óbvio, zuando ad infinitum xD

Kauê Piraju disse...

praça é nossa me lembra familia... minha eu assistia ainda criança com minha avó e dava boas risadas principalmente da velha surda

Lika FRÔ disse...

APOLÔÔÔÔNIO... hauhauhauhaua... nostalgia boooa!