sábado, 4 de dezembro de 2010

Linguagem



Oh mal necessário!
A linguagem, na minha opinião é um vício. Uma extrema maioria de seres humanos se acomodaram com a linguagem (falada e escrita) e por isso, ao meu ver, se esquecem dos outros tipos de linguagem, como o olhar, os gestos, a respiração, o jeito de andar... o corpo fala e algumas pessoa não conseguem "ouví-lo". (juro que esse post não é sobre LIBRAS)

Após viciados em linguagem, tais homanos buscam a interpretação. A interpretação, assim como a linguagem, é algo um tanto quanto confuso. Por quê? Oras, porque há a subjetividade. Cada um interpreta o que quer de qualquer coisa que seja.

Sendo assim, um diálogo fica praticamente impossível. Cada um tem uma bagagem que faz interpretar assuntos diversos de várias formas. Em um diálogo você pode estar sem intenção nenhuma e a pessoa se ofender, por exemplo. Ou então você pode se utilizar de palavras que essa pessoa possa vir a se confundir. A linguagem e a interpretação é uma grande confusão, uma ilusão e desilusão. Pobre de nós, mortais, que ainda temos que nos utilizar da interpretação e ainda perdemos tempo tentando buscar uma verdade ou então entender o mundo. Pra que?

"Descobrir o verdadeiro sentidos das coisas, é querer saber demais" (Anitelli)

Utopia querida pensar que em algum lugar do universo, da galáxia, do espaço sideral, existe algum lugar em que os seres não se utilizam de tudo isso pra se comunicarem. A comunicação parece surgir para me confundir a cabeça.

ps: tô com medo da disciplina Filosofia da Linguagem que terá ano que vem. Uow! :S

6 comentários:

Jéssica Marques disse...

é.. eu mesma já sofri (e muito) após uma má interpretação de um dos textos do meu blog. Mas nada pude fazer, além de TENTAR me explicar.

Bruna Camargo disse...

Ahhh!Obrigada por contribuir para a atual crise existencial que estou passando,rs.

bjuuu

giancarlo felizbino disse...

linguagem/ cada um tem a sua/ confusão.
prá desfiar/ primeiro entender/cada um tem sua linguagem.

Lika FRÔ disse...

Pois é Tina, blog é foda! Se expressar é foda! Bruninha, desculpa, mas tô lendo o livro do John que você me deu e pode ter certeza que as crises vão aumentar. E olha só quem apareceu por aqui, conterrâneo de curso, Giancarlo, valeu por comentar ^_^

Gabriel disse...

"a linguagem é uma fonte de mal-entendidos" (exupéry)

Lika FRÔ disse...

Falou e disse, Gabriel :D